Início

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Treinamento funcional

Busca da integração “corpo-mente”, através de movimentos naturais e sinérgicos, visando a melhora de todas as capacidades físicas. 


Tridimensional
O exercício é executado em três planos — VERTICAL, HORIZONTAL e DIAGONAL. O esforço é superior ao da musculação tradicional, em que os movimentos se restringem a um plano por vez.




Sinergia
Os músculos trabalham em conjunto. Veja como, durante movimento, a força executada se transfere de uma parte a outra do corpo: primeiro os pés (1), passando por pernas (2), quadris (3), tronco (4) e, finalmente, chegando aos braços (5). Com isso a musculatura fica preparada para executar suas funções de maneira eficiente e sem dor.




Coordenação
Os deslocamentos para os lados — frente, atrás, direita e esquerda — treinam a coordenação. Como os braços estão ocupados, segurando o bastão nas costas, a pessoa perde a referência de espaço, um truque para exercitar o equilíbrio. Os agachamentos, por sua vez, fortalecem as pernas.



Flexibilidade
Chega de tédio. Neste exercício, braços, abdômen e pernas são alongados de maneira integrada e dinâmica. O estica-e-puxa começa em um lado do corpo e termina no outro — o tronco gira para que o pé se aproxime do braço oposto. Isso aumenta a mobilidade articular e treina a coordenação.





Força
Pressionada pela gravidade, a musculatura precisa dar conta de estender as pernas, erguer o tronco e levar o braço que carrega um pesinho para cima. O exercício trabalha um grupo muscular na seqüência do outro. A cadeia inteira sai fortalecida.






Equílibrio
A superfície instável ativa os proprioceptores — terminações nervosas que funcionam como sensores de movimento e posição corporal. O resultado é a melhora significativa do equilíbrio. Os músculos profundos que sustentam a coluna e os abdominaisficam fortes.
Olhe para baixo!
Os pés são a interface entre o chão e o restante do corpo. Ou seja, se estão fortes e ágeis, ajudam a pessoa a se equilibrar e a fazer força. Como o uso contínuo de sapatos os deixa frágeis e fracos, vale a pena executar alguns movimentos com eles descalços para exercitar a sua musculatura.



Outras habilidades
Durante o treinamento funcional, o aluno faz muitas repetições. Há também um aumento progressivo das cargas. Com isso são desenvolvidas a resistência e a velocidade. O corpo passa a agüentar mais esforço por mais tempo e ainda ganha agilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário