Após entendermos todos os processos que envolvem este tema tão complexo, iremos falar sobre o aumento do tecido adiposo e seu mecanismo de ação.
O corpo humano utiliza a gordura (lipídios) para inúmeros processos corporais, que vão desde isolante térmico ate processos como produção hormonal, a gordura é uma peça fundamental para a máquina humana. Para entender melhor como funciona esse processo vamos do começo, e esse começo é na infância, onde o corpo humano começa a produzir as células de gorduras (adipócitos) na primeira infância, que é de zero a dois anos de idade, estas células que irão compor o tecido adiposo, por isso uma criança obesa tem a tendência grande de se tornar um adulto obeso. Após a formação dessas células o corpo ficara mais suscetível a engordar ou não dependendo do número de células produzidas nesta fase, o local onde as células se depositam varia de pessoa para pessoa e isso determina onde a pessoa terá a famosa "gordura localizada", o lugar mais comum para esses depósitos são na região abdominal, pois é o local onde esta concentrada a maioria dos órgãos. Todas as células corporais são revertidas por uma proteção lipídica, seja ela menor ou maior.
Sem a gordura a maioria, se não todos os processos corporais seriam impossíveis de ser realizado, o corpo usa a gordura com substrato energético, e o processo para sua utilização é considerado o mais limpo e fácil, isso também ocorre para sua estocagem, o corpo é muito eficiente em armazenar gordura, por isso é tão fácil hipertrofiar esse tecido, pois o corpo tende a armazenar a maioria dos macro nutrientes que ingere, seja no tecido adiposo, tecido muscular ou em forma de glicogênio, estes estoques são feitos para eventuais períodos de falta de ingestão de substratos.

Chegamos ao final da série "HIPERTROFIA", qualquer dúvida a qual não tenha surgido ou mesmo que não tenha sido esclarecida nesta e nas matérias anteriores, estarei a inteira disposição de todos.
Prof. Claudio Sofredini
Nenhum comentário:
Postar um comentário